banner

São Luiz do Purunã

VOCÊ SABIA? O adjetivo PITORESCO é utilizado para designar algo  que é original, característico, particular, típico, inusitado, exótico, diferente, curioso, singular. Assim é São Luiz do Purunã, um distrito de Balsa Nova-PR, situado no cruzamento da BR-277 e BR-376, entre Curitiba e Ponta Grossa, região que concentra todo o fluxo do anel viário que converge para a capital do Estado.

A Estrada da Lage é a principal via de São Luiz do Purunã, que dá acesso às pousadas, hotéis fazendas, restaurantes e atrativos turísticos

UM POUCO DE HISTÓRIA

O município de Balsa Nova está localizado às proximidades do Rio Iguaçu, razão pela qual se deu a sua colonização. A topografia da região oferecia vantagens estratégicas por permitir a navegação, a vigilância e a proteção das margens contra possíveis invasões. Por isso, além dos índios da tribo carijó, os primeiros habitantes da região, a cidade de Balsa Nova (até então conhecida como Rodeio) atraiu outros moradores os quais começaram a se organizar próximo ao rio, onde hoje encontra-se o Distrito de Tamanduá, na divisa com o município da Lapa. Tropas e tropeiros reuniam-se ali para se reabastecer e seguir viagem. Em 1880, foi construído o Porto Roque, que contava com uma balsa precária, mas que permitia aos moradores do isolado povoado uma alternativa de travessia. Quatro anos mais tarde, quando Dom Pedro II terminou a construção da ponte entre Cachoeira do Rio Iguaçu e Caiganga, no município de Porto Amazonas, a antiga balsa deu espaço a novos meios de  transporte. Para facilitar a travessia da população, que aumentava gradativamente, uma balsa maior começou a operar, acarretando maior desenvolvimento ao povoado. Em 1920, mesmo ano em que a população comemorava seu crescimento econômico, com a instalação do cartório distrital, uma grande enchente rompeu os cabos de aço, fazendo a famosa “balsa nova” descer rio abaixo. Com o desenvolvimento impulsionado pelas serrarias e o grande movimento gerado pela proximidade com a estrada de ferro, em 1925, Balsa Nova foi finalmente desmembrada de Campo Largo e levada à categoria de município. 

Portal de entrada às margens da BR-277

Nos últimos 20 anos, o Distrito de São Luiz do Purunã veio se destacado como pioneiro no desenvolvimento do turismo rural, apoiado pela presença da cultura gaúcha, graças ao tradicional Rodeio de São Luiz do Purunã, um evento familiar e que reunia seus visitantes em provas de tiro de laço, bailes sociais e acampamentos campeiros. Há mais de uma década o rodeio não acontece, mas os cânions, ♦os paredões de arenito♦, ♦os rios♦, ♦as pousadas que aliam a rusticidade do campo ao conforto e luxo da cidade♦, ♦a culinária tipicamente tropeira misturada à gastronomia italiana e alemã♦ de imigrantes que lá se estabeleceram, criam um cenário único e fascinante no interior do Paraná. Passamos um final de semana por lá e ficamos extasiados com tantas belezas naturais, riquezas culturais, população extremamente simpática e com a capacidade do local de unir o sossego do campo ao turismo de aventura! Vem com a gente e anota as dicas!

A Serra de São Luiz do Purunã é um acidente geográfico localizado na região dos Campos Gerais, entre o Primeiro e o Segundo Planalto Paranaense. É o ponto culminante do município de Campo Largo e tem 1270 m de altitude, propiciando lindas paisagens para escaladas, rapel, cavalgadas, cicloturismo, trilhas e caminhadas.

Nossa dica de hospedagem –> RANCHO P&R

Instagram: @rancho.per.luxodocampo

Estrada da Laje, s/nº , São Luis do Purunã – PR
Tel: 41. 9977- 4468
E-mail: contato@ranchoper.com.br

Conhecemos São Luiz do Purunã sem querer: o Nasser ouviu falar do Rancho P&R e resolveu fazer uma surpresa  para comemorarmos nosso ‘mesaniversário’. O slogan do rancho é “LUXO DO CAMPO”, no entanto, acho que até ele foi surpreendido ao se deparar com a beleza e com o cuidado nos mínimos detalhes!

Para me levar até lá, o Nasser inventou que iríamos a um aniversário de um primo dele. Ao chegarmos no Rancho P&R, fomos recepcionados pela Patrícia e pelo Regattieri, proprietários, os quais nos levaram a uma estufa de flores linda e mimosa, mas percebi que não havia ninguém. Na mesa, um frizante espanhol com uma cesta de frutas frescas estavam preparados para nós. Eles anunciaram a surpresa: passaríamos o final de semana romântico naquele lugar maravilhoso! Além de emocionada, fiquei super ansiosa para desbravar cada cantinho, sem imaginar que seria um dos lugares mais lindos que eu já visitei! Realmente, no Rancho P&R, “o luxo e o rústico misturam-se e criam o inesperado”! Parecia que estávamos em um jardim europeu!

–> Após a calorosa recepção, fomos caminhar no jardim e sentar à beira do lago. Tomamos um frizante e fomos conhecer o interior do rancho.

Achamos uma patinha chocando seus ovinhos!

Se o jardim é um luxo, imagine os cômodos do rancho! Todos os detalhes da decoração foram pensados minuciosamente com muito  carinho pela Patrícia e pelo Regattieri. Os produtos do banheiro são L’Occitane, as toalhas e roupas de cama são Trussardi e a decoração rústica é ao mesmo tempo super moderna, deixando a gente com vontade de nunca mais ir embora! No quarto tem água num jarro de barro e ameixas secas numa tigela de cerâmica florida, dispostas em uma bandeja delicada, em cima de uma penteadeira, que dão o ar de vida no campo! Um mimo!

–> No andar superior, o mezanino é um show à parte! Com janelas de vidro amplas, temos a vista maravilhosa da piscina, da imensidão do  campo verde e do corredor de hortênsias lá fora. O sofá e as poltronas confortáveis são um convite para relaxar, assistir a filmes no Netflix ou tirar um cochilo. No mezanino há sempre café, chá e bolo. Lá que é servido o delicioso BRUNCH aos domingos, das 10:30 às 15:30: salmão assado, omelete, pães diversos, salada de frutas, iogurtes, granola, geleias, variedade de queijos, sucos e espumantes, fazem parte do farto cardápio que degustamos sentados à mesa de frente para o janelão, apreciando a tranquilidade do interior!

Brunch no Rancho P&R, em São Luiz do Purunã

Que charme esse brunch com essa vista!

–> Para quem gosta de leitura, no mezanino também tem uma biblioteca charmosíssima, com uma variedade de livros interessantes!

–> A área da piscina dispõe de espreguiçadeiras, mesas, cadeiras e uma banheira de hidromassagem com água quentinha para relaxar e assistir ao belo por do sol dos campos gerais em grande estilo!

Piscina do Rancho P&R, em São Luiz do Purunã

Hidromassagem do Rancho P&R, em São Luis do Purunã

As lavandas são colhidas no próprio jardim do Rancho P&R para a hidromassagem

–> O Racho P&R ainda tem um lindo bosque e um celeiro, um espaço equipado para atender desde casamentos, bodas, confraternizações empresariais, aniversários, entre outras celebrações. O local também é ideal para a realização de treinamentos, workshop, palestras, reuniões, convenções e seleção de funcionários. O mobiliário é composto por peças únicas, esculpidas a mão e passadas de geração para geração, resultado da mistura do rústico e do luxo, criando o retrô. Os acessórios são diferenciados e fazem com que você tenha a impressão de que saíram diretamente dos casamentos americanos: louças e prata disponíveis, bem como sousplat, suporte para bolo, doces e cupcakes, entre outros. O rancho também conta com churrasqueira e espaço para costela fogo de chão, SPA da noiva, redário, chimarródramo, e casa da árvore com tirolesa para crianças.

O Rancho P&R dispõe uma super estrutura para recepções de casamentos, bodas, aniversários e outras celebrações

Pergolado com flores naturais e luzes, já disponíveis na beira do lago do Rancho P&R

À noite, podemos contemplar as estrelas ao redor de uma fogueira, na beira do lago; tomar um vinho e relaxar depois do jantar!

–> Não poderia esquecer de falar do Pub Escocês no subsolo, um ambiente de decoração charmosa e aconchegante. A sugestão é pedir uma pizza do Restaurante Candieiro, do Rancho Ventania, propriedade ao lado do Rancho P&R, acompanhada de um bom vinho selecionado da adega do pub.

⇒ GASTRONOMIA EM SÃO LUIZ DO PURUNÃ⇐

1. BISTRÔ SABOR E TRADIÇÃO

Instagram: @bistrosaboretradicao

Estr. da Lage (175,49 km), 4250, São Luiz do Purunã-PR        —–     (41) 99665-4651 / 99697-2488 / WhatsApp: 99229-9337 

Pense em uma casinha de madeira de uma família italiana, toda iluminada e decorada para o Natal! O Bistrô Sabor e Tradição é um ‘must go’ em São Luiz do Purunã, sendo convidativo já para quem o avista por fora! O Pedro Caruso e a sua esposa, Tânia, receberam os clientes como se fossem da família, e são eles mesmos os chefs! Suas especialidades são calzones e empadas folheadas (nunca tínhamos visto antes!) com recheios de linguiça Blumenau, queijo Polenghi e outros ingredientes selecionados que trazem frescor, sabor único e a tradição da família. O bistrô fica muito próximo ao Rancho P&R e abre apenas na Sexta, das 19:30 às 23:00 e no Sábado, das 12:00 às 23:00.
Bistrô Sabor e Tradição, mimoso e aconchegante! / São Luiz do Purunã-PR

Entrada: Empada folheada com recheio único delicioso

Calzone folheado com recheio à moda da casa, típico italiano! DIVINO!!

Sobremesa: brigadeiro e beijinho gourmet feitos pela D. Tânia! Sensacionais!

2. RESTAURANTE CANDIEIRO

Estrada da Lage, km 6,5, São Luiz do Purunã-PR

Email: rventania@gmail.com  / WhatsApp: (41) 9994-1113 

Vizinho ao Rancho P&R, o Restaurante Candieiro fica no Rancho Ventania. Também é todo charmoso por fora e por dentro. A pizzaria funciona todos os sábados, a partir das 19:00, com 36 opções, em ambiente aconchegante, sendo o ponto de encontro dos Amigos de São Luiz do Purunã. Para os hóspedes do Rancho P&R, pode ser feito o pedido por telefone com muita comodidade. Aos domingos, o restaurante serve almoço no sistema buffet, a partir das 12:00. A deliciosa comida do campo é aliada a um toque de requinte, variando a cada final de semana, com 10 tipos de saladas cuidadosamente elaboradas, 12 pratos quentes, e deliciosas sobremesas. Para nós, foi uma experiência gastronômica sensacional, outro “musto go” em São Luiz do Purunã!

3. HOTEL FAZENDA CAINÃ

Instagram: @hotelfazendacaina 

Estrada da Lage nº 5000, Distrito de São Luiz do Purunã-PR  / Fone: (41) 3392-7072

O Hotel Fazenda Cainã é lindo, possuindo chalés que vão dos rústicos aos luxuosos, como o Charles Darwin, feito de container, vidro e decoração agradável. O Restaurante Parador das Tropas é aberto ao público e serve comidas típicas da culinária do Sul, tendo como especialidade a ovelha e a costela em fogo de chão, acompanhadas por um delicioso feijão carregado, arroz carreteiro e deliciosas sobremesas caipiras. Foi uma incrível experiência gastronômica num lugar agradável e cercado de verde.

LAZER – CENTRO DE TREINAMENTO MAURO LEITE (CTML)

Email: ctml.equestre@gmail.com  — WhatsApp: (41) 99827.4565 — Facebook: www.facebook.com/ctml.mauroleite
Cursos de Doma Racional e Treinamento de Cavalos, Aulas de Equitação, Hospedagem de Cavalos, Estágios

No CTML, a cavalgada é diferente, o Mauro leva-nos a campo para escolhermos nossos cavalos, aprendemos como misturar a ração e a chamar os equinos. Feita a escolha das éguas, fazemos um trajeto de volta ao centro de treinamento, o qual leva duas horas, passando por algumas da paisagens mais bonitas dos Campos Gerais, plantações de eucaliptos, pinheirais, pela prainha do Rio dos Papagaios, e seguindo por dentro do rio. A sensação de liberdade é única! Também dá para fazer outro trajeto a fim de assistir ao por do sol no cânion. Para quem nunca cavalgou, a oportunidade está no CTML, pois os cavalos são mansos, obedientes, e o peão que nos acompanha no trajeto é atencioso e paciente. Já para quem tem prática com a cavalgada, há trechos legais para dar uma corrida com o cavalo e sentir uma adrenalina! São diversos roteiros: de uma hora, duas horas, meio dia ou o dia inteiro, e os passeios podem ser individuais, em casal, em família ou em grupo. Super indicamos!!

É isso aí! Esse foi o nosso roteiro de dois dias no pitoresco município paranaense, São Luiz do Purunã! Espero que tenham gostado e sigam as dicas! Assistam os vlogs abaixo e não se esqueçam de se inscreverem no nosso canal do Youtube para mais vídeos de aventuras e viagens!

Kisses, Kisses, Lyla!

 

 

 

Comentários