banner

Pomerode

No feriado de 12 de outubro, resolvemos dar um presente muito especial aos nossos gêmeos de 4 anos, Kalel e Victória: uma pequena road trip de 03 dias pelo Vale Europeu catarinense, incluindo as cidades de Blumenau, Pomerode e Rodeio, como forma de revisitar o próprio passado, uma vez que somos descendentes de alemães e italianos. Aproveitando o acontecimento da Oktoberfest 2017, nossa primeira parada foi Blumenau, cidade-sede da Região Metropolitana do Vale do Itajaí.

Oktoberfest 2017, Blumenau-SC:

A Oktoberfest de Blumenau, a maior festa alemã das Américas, é um festival de tradições germânicas que ocorre na cidade de Blumenau-SC durante o mês de outubro. Ela é uma das celebrações que surgiram no mundo similares à Oktoberfest de Munique, na Alemanha. A 34ª edição da festa começou no dia 04/10, com o desfile oficial na rua XV de Novembro, no centro da cidade, e segue até o dia 22/10, no Parque Vila Germânica (aberto a partir das 18h).

A Oktoberfest tem uma super organização e nós fomos comprovar que é uma festa de diversão garantida para famílias, grupos de amigos, estudantes, solteiros e casais!

Pomerode – A cidade mais alemã do Brasil:

Ao acompanharem nossa viagem pelas redes sociais, muitas pessoas vieram nos falar: “Nossa, não sabia que Pomerode tinha tudo aquilo para fazer!”. Sim, gente! Além de ser um município charmoso com uma paisagem urbana pitoresca (fofíssima!), Pomerode é um destino repleto de atrativos românticos e também para toda a família! Com a nossa disponibilidade de tempo, fizemos um cronograma corrido, mas bastante interessante e gostoso, incluindo os principais passeios!

Vem com a gente imergir na cultura alemã!

Cronograma 1º dia:

07:00 – Café da manhã no Hostel Mais;

08:00 – Passeio pela Rota do Enxaimel com a Pomerode Jeep Tour;

13:00 – Almoço no Restaurante Wunderwald;

14:45 – ArtFalcon Falcoaria;

20:00 – Jantar no Opa Boteco.

Cronograma 2º dia:

09:30 – Café da manhã na Torten Paradies;

10:30 – Vila Encantada (Vale dos Dinossauros);

12:30 – Almoço no Restaurante Schornstein Kneipe;

14:00 – Zoo Pomerode;

17:00 – Tirolesa K2Mil, na cidade de Rodeio-SC.

Hostel Mais:

Por experiências em outros hostels e albergues pelo mundo, podemos falar com propriedade que o Hostel Mais é um dos melhores que já nos hospedamos! E, olha que sorte: ainda conseguimos ficar em família em um único quarto! O Kalel e a Victória amaram os beliches e o banheiro amplo! O hostel é bem organizado, novinho e limpo. Cada cama tem a mesma numeração correspondente a um armário, com toalha e kit com shampoo, condicionador e sabonete. A localização é a melhor impossível! Na Rua 15 de Novembro, a principal rua que cruza o centro de Pomerode, ao lado do Portal Turístico Sul.

Além de cores amarelas e azuis vivas, deixando o ambiente alegre, o Raphael, proprietário, é super acolhedor e divertido, e ficava contando histórias para as crianças no café da manhã. Falando em café da manhã, ele é servido super cedo, a partir das 06:30, para otimizar os roteiros dos viajantes, e a mesa é repleta de coisas gostosas: frutas, pães, bolos, biscoitinhos caseiros alemães e frios. Adoramos!

Email: info@hostelmais.com /Fone: (47) 3306-6146 /Whatsapp: (47) 99174-5350

Passeio com a Pomerode Jeep Tour:

A Pomerode Jeep Tour atua no segmento do Turismo de Experiência e Receptivo Turístico Bilíngue (português e alemão), realizando City Tours Personalizados a bordo do “BRUTTUS”, uma viatura original do Exército Brasileiro, levando o visitante para conhecer o que Pomerode tem de melhor, mostrando a tradição e cultura da cidade preservadas nos seus 154 anos de História.

O Ronald Kreidel e sua equipe é especializada na “Rota do Enxaimel”, com visitas guiadas por turismólogos. E para os amantes de adrenalina, a Pomerode Jeep Tour leva os aventureiros ao Morro da Turquia, mirante natural com 586 metros de altitude, ao Morro Schmidt, mirante natural mais alto da cidade com 931 metros de altitude e uma vista de 360º, e ainda há rotas de cachoeiras!

Fone: (47) 3387-4123 /Whatsapp: (47) 99150-0003 Email: ronald.kreidel@gmail.com 

(Pórtico do Imigrante – na saída norte, é uma réplica em tamanho real do Portal de Stettin, que foi a capital da Pomerânia. Uma bela homenagem aos imigrantes colonizadores que fundaram a cidade)

Pomerode seguiu o padrão de crescimento típico das cidades alemãs, que têm como elemento básico de desenvolvimento a rua comercial paralela a um rio. A História da cidade inicia com a fundação de Blumenau, em 02 de setembro de 1850. A ocupação do território de Pomerode aconteceu com a chegada da família Luebke (casal com 5 filhas) no ano de 1963.

A colonização das terras no então nominado Vale do Rio do Testo prosseguiu às margens do rio, onde se desenvolveu a principal via terrestre, a Rua dos Atiradores. No centro da travessia dava-se na área onde o rio era mais raso, em frente à Igreja Luterana – cerca de 90% dos pomerodenses são protestantes.

(Igreja da Paz, Igreja Evangélica Luterana, localizada na Rua 15 de Novembro – 1ª igreja da área central, em 1884-85. Estilo gótico)

 A Arquitetura Enxaimel é a memória viva do modo de viver dos imigrantes alemães. Trata-se de uma técnica construtiva na qual a madeira assume função estrutural. A casa enxaimel é uma perfeita adaptação da arquitetura europeia no Brasil, com sua estrutura de madeira aparente, a beleza dos tijolos nas vedações externas e a grande inclinação de telhado são as principais características!

São 220 edificações de enxaimel em toda Pomerode, ficando a maior concentração na localidade de Testo Alto, ao longo da Rota do Enxaimel, que era a única rota de ligação entre Blumenau e Joinville. São 50 construções genuínas, dispostas num roteiro de 16 km, somadas ao visual bucólico, às belas paisagens rurais, criações de tilápias, cemitérios, casas-museus, plantações e morros que fazem parte dos bens chancelados em nível federal pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico (IPHAN), por constituírem um patrimônio com maior acervo de construções enxaimel fora da Alemanha.

(Pontos de ônibus da Rota do Enxaimel)

(Chegando à Casa da Família Siewert – principal parada do passeio na Rota do Enxaimel)

Casa da Família Siewert:

A visita à Casa da família Siewert é a principal parada na Rota do Enxaimel. Somos recepcionados pelo Rogério, 3ª geração dos Siewert no Brasil. Ele explica a  trajetória de sua família, como seu pai recebeu o lote de terra para produzir, como construiu a casa deles, em arquitetura enxaimel e como eram os móveis, máquinas e os utensílios antigamente. A família também produz geleia, cerveja e outros artesanatos dispostos à  venda no final da visitação.

(Vic conhecendo o milho vermelho)

(Rogério Siewert)

Almoço no Restaurante Típico Colonial Wunderwald:

Quem vai à Pomerode não pode deixar de conhecer o Restaurante Wunderwald (@restaurantewunderwald). Tradicional, de arquitetura enxaimel, decoração impecável, garçons a caráter, gaiteiro ao vivo e culinárias típicas alemã e italiana, o Restaurante Wunderwald é o melhor ambiente para almoçarmos imersos na cultura europeia! Pedimos o prato típico completo, com marreco recheado, joelho de porco à pururuca, lombo, polenta branca frita, salsichas, mandioca frita com bacon, repolho azedo e outras guarnições!

(espaço kids)

ArtFalcon Falcoaria:

Técnicas da arte milenar da falcoaria com Michel Velem!

Contatos: (47) 3394-8172 /(47) 9966-2829 (vivo)

Email: artfalconbrasil@hotmail.com

Vivemos momentos inesquecíveis e a experiência única com aves de rapina voando e pousando em nossos punhos! As crianças ficaram fascinadas ao interagirem com a águia, com o gavião e com a coruja.

Infos importantes: — As apresentações de falcoaria acontecem somente com agendamento; — Atividade para todas as idades; — Duração de 01 hora; — Horários: 10:00h / 14:30h ou a combinar; — Mínimo de 02 pessoas

Café da manhã na Torten Paradies:

Localização: Rua 15 de Novembro, 350, Centro. Contato: 3387-0950

A Torten Paradies (@tortenparadies) é uma confeitaria alemã e restaurante. Um espaço mimoso e aconchegante, com sabor e tradição! Foi lá que tomamos um delicioso café da manhã para começar bem um dia repleto de passeios. A hora do pedido é de doer o coração! São muitas opções de bolos, tortas, cucas, strudels, biscoitos artesanais, salgados e sanduíches! Não deixem de conhecer, por favor!

Vila Encantada – O mundo dos Dinossauros!

Localização: Rua Hermann Weege, 204, Centro.

A Vila Encantada (@vila_encantada) é um parque educativo que deseja resgatar a conexão familiar! É um lugar para brincar com as crianças ao ar livre, conhecer mais de 07 réplicas de dinossauros, com a oportunidade de fazer atividades e oficinas. Não temos palavras para descrever a maravilhosa sensação de ver a Victória e o Kalel se divertirem tanto e aprenderem ao mesmo tempo!

(Vic e Kalel escavando fósseis de dinossauros)

Funcionamento: Quarta à Sexta das 8h às 18h – bilheteria encerra às 17h; Sábado e Domingo das 09h às 19h – bilheteria encerra às 18h. Fones: (47) 3333-8882 /(47) 3333-1427

Almoço no Schornstein Kneipe:

Para o nosso roteiro, foi muito cômodo almoçarmos no Schornstein Kneipe (@schornsteinoficial), restaurante típico alemão, localizado bem no Centro Histórico de Pomerode, ao lado do Vila Encantada, onde estávamos, e do Zoo Pomerode, onde iríamos após a refeição!

A Schornstein é uma fábrica de cervejas artesanais e, portanto, no restaurante, são vendidos os chopps da marca que são sensacionais! Para comer, pedimos pratos com salmão e entrecôte ao molho de cervejas. E para as crianças, pedimos o hambúrguer artesanal com um molho especial da casa. DI-VI-NOS!

Zoo Pomerode – educando e preservando:

Localização: Rua Hermann Weege, 180, Centro. Ao lado da Vila Encantada

O Zoológico surgiu a partir da criação de animais domésticos e uma lagoa nos fundos da casa do Sr. Hermann Weege, pois alguns animais nativos da região também eram atraídos para o local. Em 2002, foi implantado o programa de educação ambiental voltado principalmente às crianças, com o intuito de desenvolver a consciência ambiental e o respeito por todas as formas de vida.

Rodeio-SC: 

Situada no Vale do Itajaí, Rodeio faz parte do circuito europeu catarinense, uma vez que a cidade foi colonizada por imigrantes italianos, oriundos do norte da Itália. Cercada de vales e montanhas, o nome “rodeio” deve-se às mutas voltas que os pioneiros deram para demarcar esse lugar. O relevo é propício a atividades de aventura, ecoturismo e hotelaria. E foi justamente isso que nos atraiu à cidade!

Pousada e Tirolesa K2Mil:

Sites: www.pousadak2mil.com.br

(Pousada de containers)

(Restaurante Panorâmico)

(Restaurante panorâmico)

A Tirolesa!

É um passeio nas montanhas com muita adrenalina na maior TIROLESA da América Latina! A emoção já se inicia com a subida de trator até a plataforma de lançamento, muito radical! Os cabos possuem 2 km de extensão, com desnível de mais de 270 km, do topo da montanha à base de chegada, podendo chegar a 150 km por hora!!!!

Funcionamento: Aberto todos os finais de semana das 09h às 18h.

Email: rneves582@gmail.com; Fones: (47) 3717-0569; Dênis: (47) 98498-3807

— Há também tem área de camping e aluguel do Chalé Rural Mirante da Montanha (Gilmar: 47 98838-7265);

Outras atividades de lazer: Estilingue humano, Paintball, cicloturismo, quadra de airsoft!

Galera, esse foi o nosso roteiro de 03 dias pelo Vale Europeu Catarinense! Esperamos que tenham gostado das dicas! Gostaríamos de agradecer especialmente à Associação Visite Pomerode e à Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, pelo empenho e receptividade! Nossa estadia na cidade mais alemã do Brasil foi linda!

Comentários