banner

Gran Sabana

Você já ouviu falar na ‘Grande Selva’ venezuelana?

A Gran Sabana é uma região na Venezuela, próximo à fronteira com o Brasil e Guiana. Localizada no Parque Nacional Canaima, a Gran Sabana possui um dos cenários mais antigos do mundo, abriga muitos tepuys, entre eles o imponente Monte Roraima, e mais de 800 cachoeiras, das quais conhecemos 5 e iremos mostrá-las logo abaixo! Além disso, a região abriga o Salto Angel, a maior cachu em queda livre do mundo! Foi lá, inclusive, que foram gravadas cenas do filme Jurassic Park! 

A agência Clube Native, a mesma que nos levou à expedição Monte Roraima, oferece passeios à Gran Sabana todos os finais de semana, saindo de Boa Vista-RR, incluindo o transporte ida e volta, veículos 4×4 e hospedagem na Venezuela!

Cachoeira Água Fria

De água cristalina e deliciosa para banho! O 4×4 estaciona bem perto do início da trilha (uma pequena descida de 5 minutos) e logo encontramos o lindo poço convidativo para um mergulho!

Cachoeira Água Fria, Gran Sabana

Água Fria, Gran Sabana, Venezuela

Parque Ecológico Manakachi

Nosso segundo ponto de parada para banho na Gran Sabana. O local é uma espécie de balneário, perfeito para família com crianças, pois, além das cachoeiras de poços profundos, ideais para saltos, a maior parte da corredeira é rasa e plana. Há também ocas permanentes para quem deseja montar as barracas embaixo e acampar sem transtornos com as chuvas. Inclusive, esse é o programa preferido das famílias aventureiras venezuelanas. Havia muitos lá, aproveitando o fds.

´Parque Ecológico Manakachi, Gran Sabana Parque Ecológico Manakachi

Depois do Parque Ecológico Manakachi, fomos à Pousada, jantar e descansar para o próximo dia inteiro de cachoeiras.

pousada gran sabana

Restaurante da pousada na Venezuela

Jantar na pousada – lasanha a bolonhesa com bacon

pousada venezuela

Cada prato custou R$8,00

pousada gran sabana venezuela

Café da manhã na pousada

Salto Saikaka

A terceira cachu que visitamos na Gran Sabana fica no lado da Guiana. O Salto Saikaka, com seus 64 metros de altura e forte queda d’água, encanta a todos pela sua imponência. Não há trilha para o topo, apenas para a base.

Salto Saikaka, Gran Sabana

Salto Saikaka do topo (64 metros de altura)

 

Salto Saikaka, Gran Sabana, Venezuela

Vsita do Salto Saikaka

Salto Saikaka vista da base

Cachoeira Anaway

Assim como o Salto Saikaka, esta cachu pertence à Guiana. São uma sucessão de quedas maravilhosas para banho, que parecem piscinas naturais. Lá, a Toyota também estaciona bem perto da corredeira, não há trilha.

Cachoeira Anaway, Gran Sabana

Cachoeira Anaway, Gran Sabana

Cachoeira Anaway, Gran Sabana

Salto Anaway, Gran Sabana

Oasis

Um Oásis no meio da Gran Sabana! E poderia ser mais lindo? Olha a cor dessa “piscina”, gente! Uma das cachoeiras mais lindas que já visitamos! Só tinha que descer uma trilha íngreme, afinal, quanto mais lindo o lugar, mais difícil o acesso, já notaram? Porém, com cuidado e atenção, dá para descer de boa! A vontade era de ficar nadando ali para sempre (e era melhor ficar na água mesmo, porque do lado de fora os moquitos atacavam)! Quer visitar esse lugar? Entre em contato com a agência @clubenative

Oasis, Gran Sabana

Salto Kama Meru

A última cachu que tivemos o privilégio de conhecer na Gran Sabana venezuelana foi o Salto Kama Meru. Vocês sabem que uma foto não passa toda a beleza de um lugar, né? E essa paisagem é surreal! Tem várias ‘ocas’ para hospedagem na beira do Rio, lojinhas de artesanato e lanchonete!

LEIA MAIS

Monte Roraima

Amazônia

Comentários