banner

Fortaleza: dicas, o que fazer, atrativos turísticos e praias!

Fortaleza é uma das capitais nordestinas que mais recebe turistas durante o ano! Um dos motivos é que faz sol e calor o ano inteiro!

Outro motivo também atraente é que a cidade une o melhor da agitação da cidade grande com o clima pacato das praias paradisíacas!

Além de muitos atrativos turísticos, a capital cearense respira cultura nordestina: na história dos vaqueiros/sertanejos, no humor, na gastronomia e na dança! Por isso, há muitas opções de entretenimento!

Continue lendo esse post pra saber o que fazer em Fortaleza!

NESSE POST, SAIBA:
  • O que fazer em Fortaleza;
  • 3 praias imperdíveis: bate e voltas saindo de Fortaleza;
  • Nossa dica de hospedagem na Praia do Futuro;
  • Descontos!
  • Recomendamos a você!

O QUE FAZER EM FORTALEZA:

O nosso roteiro de 4 dias em Fortaleza incluiu atrativos imperdíveis e bem famosos, mas também conhecemos muitos outros que muitas vezes, infelizmente, ficam de fora dos roteiros das agências de viagens e dos turistas.

Dependendo da quantidade de dias que você terá na capital do Ceará, inclua no seu roteiro os atrativos abaixo:

1. MERCADO CENTRAL DE FORTALEZA
mercado central de fortaleza

O Mercado Central de Fortaleza possui 5 andares cheios de lojas para você achar a sua lembrancinha perfeita!

De propriedade da prefeitura municipal, o Mercado Central de Fortaleza é um mercado de 5 andares especializado em produtos artesanais cearenses, localizado na Av. Alberto Nepomuceno, 199 – Centro.

É obrigatória a visitação para comprar souvenir, lembrancinhas de renda, palha, peças lindas de decoração, para experimentar algumas frutas regionais e, claro, levar muuuitas sacolas de castanha de caju a preços baixíssimos!

Abre de segunda à sexta, das 8:00 às 8:00; sábado, das 8:00 às 17:00 e domingo, das 8:00 às 13:00.

2. CENTRO DE ARTE E CULTURA DRAGÃO DO MAR E PLANETÁRIO
dragão do mar fortaleza

Ponte que conecta as galerias de exposições ao planetário, no Centro Cultural Dragão do Mar.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um dos maiores centros culturais do Brasil.

São 30 mil metros quadrados de área dedicada à arte e à cultura, com atrações como o Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Teatro Dragão do Mar, Salas do Cinema do Dragão, Anfiteatro Sérgio Mota, Espaço Rogaciano Leite Filho, Biblioteca Leonilson, Auditório, multigalerias e espaços para exposições itinerantes.

dragão do mar fortaleza

Centro Cultural Dragão do Mar

centro cultural dragão do mar fortaleza

Centro Cultural Dragão do Mar, Fortaleza-CE.

  • Lá, visitamos a Exposição “Vaqueiros”, que conta de maneira bem viva (tivemos a experiência de tocarmos um berrante) a história dos sertanejos que formaram a população cearense.
  • Conhecemos a Praça Verde, que abriga mais de quatro mil pessoas e também grandes shows nacionais e internacionais.
planetário dragão do mar fortaleza

Planetário com tecnologia alemã, no Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza!

  • E, por último, conhecemos o Planetário Rubens de Azevedo,  construído com tecnologia alemã, está entre os mais modernos do mundo, é o único no Brasil a projetar o arco-íris, através de 20 projetores multimídia. Tem capacidade para 90 pessoas e apresenta três sessões diárias, proporcionando grandes espetáculos na observação detalhada de estrelas, planetas e galáxias.
  • Para programações e horários: acesse o site AQUI!
3. SERRA DO BATURITÉ – ROTA VERDE DO CAFÉ
rota verde do café ceará baturité fortaleza

A Rota Verde do Café é uma região de plantio de café e muitas histórias, no Maciço do Baturité.

Muita gente não sabe, mas o Ceará também é produtor de café!

No Maciço do Baturité, o Sebrae ajudou a implantar a ROTA VERDE DO CAFÉ, uma área de proteção ambiental de mais de 32.600 hectares de terra.

A Rota Verde do Café começa ainda no município de Baturité, antes de subir a serra!

café uchôa sítio águas finas baturité rota verde do café

Ao final do passeio, compramos o Café Uchôa e uma mudinha de café.

  • Leia TUDO sobre a ROTA VERDE DO CAFÉ: como chegar, receptivos que fazem o passeio saindo de Fortaleza, atrativos a visitar, horários AQUI!
4. BEACH PARK – PRAIA DE PORTO DAS DUNAS
beach park fortaleza

A vista do Beach Park e da belíssima praia de Porto das Dunas, a 27Km de Fortaleza.

O Beach Park é um complexo turístico do Ceará, localizado na praia de Porto das Dunas, no município de Aquiraz, a 27 quilômetros de Fortaleza.

Além de praias e 4 resorts, o complexo possui uma rede de lounges, restaurantes e parque aquático, que é considerado o maior da América Latina!

Tivemos a oportunidade de passar um dia curtindo as 18 atrações do parque, entre as radicais, as moderadas e até as infantis! A atração que testa a nosso medo é o “Insano”, o qual não tive coragem de ir, só o Nasser! haha… eu prefiro mesmo relaxar numa boia, nas corredeiras!

Insano Beach Park fortaleza

Olha a altura desse Insanoooo! São 41 metros e você pode chegar a 105 Km/h!

beack park fortaleza

Eu preferi deixar quieto essa história de Insano e relaxar dando uma volta completa nas corredeiras!

beach park praia de porto das dunas fortaleza

Vale a pena também conhecer a praia de Porto das Dunas, na frente ao Beach Park. É lindíssima, de areia branquinha e marzão quentinho!

  • 10% de desconto em passeios pelo Nordeste com a LUCK RECEPTIVO. Use nosso código: #NOSDOISPORAI e reserve a sua aventura AQUI!
  • Reserve a sua hospedagem em Fortaleza pelo Booking.com!
  • Encontre Pacotes Promocionais aqui no Hotel Urbano!
  • Reserve um carro no seu destino na RENTCARS.COM e aproveite a sua liberdade!
5. O CEARÁ SHOW
teatro ceará show fortaleza

O Ceará Show é um musical que conta a história de personalidades cearenses!

Que Fortaleza possui teatros belíssimos que engrandecem a arquitetura, a história e o turismo local, como o Theatro José de Alencar, muita gente sabe.

No entanto, o que muitos visitantes não sabem é que a cidade possui um espetáculo permanente que conta, justamente, a história do Ceará e de alguns de seus personagens mais ilustres.

No musical Ceará Show, os espectadores conhecem Dragão do Mar, Jovita Feitosa, Iracema, Seu Lunga e outros personagens inesquecíveis através da perspectiva de Moa, protagonista encenado pelo jovem ator revelação Lucas Cavalcante.

ceará show fortaleza

Rimos e nos emocionamos com o espetáculo!

O Teatro Ceará Show fica localizado no Brasil Tropical, pertinho da Beira-Mar, em um dos bairros que mais respira cultura na capital cearense.

As sessões acontecem às quintas, sextas e sábados, a partir das 20:00h, e, aos domingos, às 17:00h. É indicado para todas as idades e os ingressos podem ser adquiridos através do site do espetáculo.

Endereço: Av. da Abolição, 2323 – Meireles. Telefone:  (85) 3458-1900

6.  PASSEIO PELA AV. BEIRA MAR DE FORTALEZA
orla beira mar fortaleza

Ao longo da Avenida Beira Mar de Fortaleza, encontram-se hotéis, restaurante, bares, feira e exposições de artesanatos.

A Av. Beira-Mar é uma das vias mais importantes de Fortaleza. Ela margeia a orla urbana da capital, passando por bairros nobres como Náutico, Iracema, Meireles e Mucuripe.

Inclusive, essa região torna-se um ótimo local de hospedagem devido à boa localização: beira mar ou proximidade com a praia e perto dos vários restaurantes, bares e atrações ao longo da avenida, os quais o turista pode conhecer caminhando.

Com um mar próprio para esportes como stand-up paddle, bodyboard e surf, a Praia de Iracema atrai muitos entusiastas de esportes aquáticos.

stand up paddle av beira mar fortaleza

Alugue uma prancha de SUP na orla beira mar de Fortaleza! (foto: Hotel Brasil Tropical)

Além de possuir quiosques para aluguel de pranchas e outros equipamentos, há a possibilidade de fazer aulas pagas de surf. Confira a tábua de maré para saber os horários para pegar as melhores ondas!

Além dos esportes na água, a orla oferece outras opções de exercícios para amantes do esporte, contando com ciclovia e um calçadão para caminhada e corrida super movimentado.

Também há opções para aluguel de bicicletas e patins para crianças e adultos.

Ainda para quem curte exercícios, há sempre aulas gratuitas de diversas modalidades físicas acontecendo no calçadão e no Aterro da Praia de Iracema, como aulões de yoga, funcional e dança.

aulão de yoga gratuito fortaleza

Que tal relaxar fazendo um aulão gratuito de yoga na Beira Mar de Fortaleza? (foto: Tribuna Ceará)

ARTE NA AV. BEIRA MAR DE FORTALEZA

O calçadão da Av. Beira Mar de Fortaleza vira uma loja de artesanato a céu aberto, especialmente no final da tarde, porque muitos artistas locais independentes expõem suas obras!

Para quem gosta de artes visuais, outra opção bacana é conferir o Centro Cultural Belchior, que conta com exposições sazonais de artistas cearenses, brasileiros e até internacionais, além de cursos, aulas e workshops.

piadaria comedy club fortaleza

No Piadaria Comedy Club, novos representantes do humor cearense se apresentam (foto: Peixe Urbano)

Em uma das esquinas mais movimentadas da Av. Beira Mar encontra-se o Piadaria Comedy Club. Ótima pedida para quem quer conhecer o famoso senso humorístico cearense, em ambiente aconchegante, enquanto petisca e toma uns drinks!

7. FEIRINHA DE ARTESANATOS BEIRA MAR EM FORTALEZA
feirinha beira mar fortaleza

A Feirinha da Av. Beira Mar acontece no aterro da Praia de Iracema. (foto: Hotel Brasil Tropical)

A Feirinha Beira Mar é um dos points de Fortaleza. Tem localização ótima para turistas e moradores, no Aterro da Praia de Iracema, e é um passeio super agradável para o fim de tarde e para a noite.

Você encontrará castanhas, doces, rapaduras, cachaças, artesanatos em geral, artigos para decoração em cisal, madeira, palha, juta, couros, conchas, telas, mandalas, fibras.

Mais ainda: acessórios em capim dourado, cifre de boi, búzios, osso do boi, arte em coco, sementes, pedrarias e miçangas. Crochê, renda renascença, renda de biro, renda filet, bordados em richelieu e pinturas em geral.

​A feira funciona todos os dias, a partir das 17:00. Av. Beira Mar, Meireles.

8. MERCADO DOS PEIXES E SORVETERIA 50 SABORES
mercado dos peixes fortaleza

Mercado dos Peixes de Fortaleza: peixes e frutos do mar com uma uma bela vista da orla de Fortaleza (foto: TripAdvisor)

Por ser uma área de grande movimentação turística, a orla conta com inúmeros restaurantes, bares e lanchonetes para todos os gostos e bolsos.

Os destaques de negócios locais de sucesso vão para o Mercado dos Peixes, um dos melhores pontos da cidade para comer frutos do mar à beira mar.

End: Av. Beira Mar, 3479 – Meireles. Aberto todos os dias, das 6:00 às 22:00. Aos sábados, até às 23:00.

E para a Sorveteria 50 Sabores, famosa pela enorme cartela de sorvetes, a qual inclui sabores regionais “diferentões”, como cupuaçu e tapioca.

Veja o cardápio AQUI!

9. PRAIA E ESTÁTUA DE IRACEMA

Além da feirinha de artesanatos, que mencionamos acima, na Praia de Iracema ficam outros pontos de interesse, como a Estátua de Iracema, o Espigão, que tem uma vista bonita de Fortaleza, e a Ponte dos Ingleses.

A Praia de Iracema tem um dos banhos de mar mais gostosos da região, com águas tranquilas, quentes e super seguras para toda a família.

Sempre indicada para banho é a “Praia dos Crush”, como é chamado o trecho em frente ao Centro Cultural Belchior, é um dos pontos mais visitados.

Seja nos espigões, na areia ou no anfiteatro da praia, não deixe de conferir pelo menos um por do sol na Praia de Iracema. De tirar o fôlego, o evento diário reúne admiradores da natureza todos os dias, entre às 16:00 e às 18:00.

10. PASSEIO DE BARCO PELA ORLA DE FORTALEZA
passeio de veleiro fortaleza

Já pensou em velejar pela orla de Fortaleza?

Outra opção para quem quer admirar a vista ou apreciar a orla de Fortaleza de um novo ângulo, é fazer um passeio de veleiro.

Bom para curtir com a família ou a dois, o passeio de barco pode ser adquirido em diversos pontos de venda e é badalado durante todo o ano.

11. PRAÇA JARDIM JAPONÊS
Praça Jardim Japonês fortaleza

Jardim Japonês, na Av. Beira Mar (Morro do Granvile), bairro Meireles. (foto: praiasdefortaleza.net)

Fortaleza é uma cidade cosmopolita. Colonizada por europeus, você verá diversas culturas diferentes na capital. O Jardim Japonês marca mais um traço na cidade.

Com um jardim encantador, paisagens, fontes, arquitetura e e elementos orientais, o espaço é delicado e aconchegante. Não é a toa que as pessoas que moram na capital e seus visitantes adoram passar horas por essa área.

Se você estiver pela Feirinha da Avenida Beira Mar, caminhe apenas 300 metros para conhecer o Jardim Japonês, que fica aberto todos os dias, das 08:00 às 00:00.

Não há cobrança de entrada, mas podem ocorrer eventos no espaço e, exclusivamente nesses dias, alguma taxa pode ser cobrada.

12. PRAÇA DOS MÁRTIRES (PASSEIO PÚBLICO)

Praça dos Mártires, também conhecido como Passeio Público, é a mais antiga praça da cidade de Fortaleza.

Além da bela vista para o mar, a praça possui como atrativos naturais, diversas árvores centenárias, como o famoso baobá plantado por Senador Pompeu em 1910.

13. CATEDRAL METROPOLITANA (PRAÇA DA SÉ)

A Catedral Metropolitana de Fortaleza é um templo católico, sede da Arquidiocese de Fortaleza.

Muito além disso, a catedral é um monumento histórico, construído no local da antiga Igreja da Sé. A obra demorou quarenta anos para ser concluída, tendo sido iniciada em 1938 e inaugurada em 1978.

Fechada às segundas-feiras.

14. THEATRO JOSÉ DE ALENCAR

Localizado no centro da cidade de Fortaleza, o espaço é ponto obrigatório de visita para turistas que se encantam com a estrutura e com os espetáculos que ali acontecem.

No final do século XIX, o Ceará vivia uma economia próspera com a cultura do algodão. Ao mesmo tempo, a atividade intelectual efervescia em Fortaleza.

Foi nesse cenário econômico e cultural que a sociedade cearense propôs ao governo de Nogueira Accioly a construir uma grande casa de espetáculos, o Theatro José de Alencar.

A pedra fundamental do que seria o prédio do Theatro foi lançada em 1896, no centro da Praça Marquês de Herval, hoje Praça José de Alencar.

A inauguração oficial do Theatro José de Alencar ocorreu no dia 17 de junho de 1910, e a primeira apresentação teatral se deu em 23 de setembro, com a companhia Dramática Lucilla Perez, com a peça “O Dote”, de Artur Azevedo.

Em 10 de agosto de 1964, o Theatro foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional como Monumento Artístico Nacional.

15. QUINTA DO CARANGUEJO EM FORTALEZA
noite do caranguejo fortaleza

Caranguejada do Crocobeach, Hotel e Beach Club localizado na Praia do Futuro, em Fortaleza.

O dia de quinta-feira é conhecido em Fortaleza como a quinta do caranguejo. Diversos estabelecimentos incluem o fruto do mar no cardápio.

Nós experimentamos a caranguejada do CROCOBEACH, na Praia do Futuro. Foi uma noite muito agradável de caranguejo, outros petisco e muito humor cearense com o show de Stand Up Comedy que acontece, também, às quintas-feiras.

Contudo, existem vários outros lugares famosos para você curtir a “quinta do caranguejo!

  • Leia AQUI sobre os lugares para comer caranguejo em Fortaleza!
16. PRAIA DO FUTURO
praia do futuro fortaleza

Praia do Futuro, em frente ao Hotel Gran Mareiro, no qual nos hospedamos em Fortaleza.

A 11 quilômetros do Centro, a Praia do Futuro é a praia mais famosa de Fortaleza e um lugar que não se pode deixar de conhecer ao visitar a capital do Ceará.

Com mar verde, extenso trecho de areia e ondas mais fortes do que no trecho da praia da Av. Beira Mar, essa praia é escolhida por muitos nativos para a prática de kitesurf e surf, além de ser a sede das famosas barracas de praia.

Ir à Praia do Futuro é sinônimo de escolher uma “megabarraca” para passar o dia. As barracas em estilo beach club, presentes ao longo da orla, oferecem toda a estrutura de que os visitantes precisam!

Espreguiçadeiras e cadeiras de praia embaixo de sombras, chuveiros, restaurantes para petiscos, refeições e drinks, além de música e entretenimento.

Algumas barracas de praia que fazem mais sucesso atualmente são:

As barracas têm bastante movimento durante o dia e ficam fechadas durante a noite, com exceção de datas em que oferecem alguma programação especial (shows de forró e humor) ou às quintas-feiras, dia típico para comer caranguejo em Fortaleza.

DICA DE SEGURANÇA!!!

Os moradores de Fortaleza alertam para tomarmos cuidado ao visitar a Praia do Futuro, pois, fora das barracas, o local é considerado um pouco inseguro.

Para circular entre diferentes barracas ao longo da praia ou pelo calçadão, é indicado utilizar um carro, táxi ou Uber. Infelizmente, a cidade de Fortaleza vem enfrentando problemas de insegurança. FIQUE ALERTA!

  • Confira AQUI as melhores megabarracas de Fortaleza!
17. PRAIAS: BATE E VOLTAS SAINDO DE FORTALEZA

Quem vai à Fortaleza tem muito a conhecer: a gastronomia local, apreciada nas inúmeras opções de restaurantes e bares; a cultura, que pode ser vista em museus, casas de show e feiras de artesanato; e, claro, as belas praias da cidade.

No entanto, o turista não pode se contentar apenas com as praias de Fortaleza! Em todo o Ceará, há praias incríveis que você precisa conhecer!

  • Leia AQUI sobre as melhores praias do Ceará!
  • Daremos 3 sugestões de bate e voltas a praias cearenses, fora de Fortaleza, mas pertinho da capital cearense:

PRAIA DO CUMBUCO
praia do cumbuco fortaleza

Praia do Cumbuco, uma opção de bate e volta saindo de Fortaleza! (foto: Hotel Brasil Tropical)

A 35 Km de Fortaleza, a pequena vila de Cumbuco é cercada por dunas e belas paisagens, como a Lagoa do Banana, fazendo com que muitos visitantes da capital cearense deem esticada a praias como a Barra do Cauipe, Icaraí e, a mais famosa (e centralizada), Praia do Cumbuco, ponto de partida da maior parte dos passeios.

Os bons ventos tornaram Cumbuco um dos melhores destinos do Brasil para a prática de kite e windsurfe. Isso fez com que vários estrangeiros, adeptos do esporte, resolvessem se estabelecer por lá (alguns abriram pousadas).

praia do cumbuco fortaleza

Campeonato de Kitesurfe na Praia de Cumbuco (foto: Viagem e Turismo)

Nas dunas, são feitos passeios de buggy cheios de emoção para toda a família. Depois do passeio, você pode almoçar, petiscar e tomar uns drinks em um dos vários restaurantes e bares super agradáveis da Praia de Cumbuco.

PRAIA DAS FONTES + PRAIA DO MORRO BRANCO (POR DO SOL)
falésias da Praia das Fontes e da Praia do Morro Branco

Uma atração a parte é o Monumento Natural das Falésias de Beberibe.

Localizadas a 85km de Fortaleza, a Praia das Fontes e a Praia do Morro Branco fazem parte do município de Beberibe.

A cidade é conhecida pela silicografia, a arte de fazer desenhar com areia colorida em garrafinhas. souvenir muito conhecido do Ceará.

Além da beleza das praias, uma atração à parte é o Monumento Natural das Falésias de Beberibe protegido por lei ambiental e conhecido nacionalmente pela exuberância da natureza!

Você pode conhecer boa parte da extensão das praias através de um passeio de buggy, com duração de 2 horas, e com paradas para banhos de mar e para explorar a Gruta Mãe D’água, esculpida por formações rochosas.

Fique até o horário do por do sol para assistir a esse espetáculo lá de cima das falésias!

CANOA QUEBRADA

Canoa Quebrada fica a 163km de distância de Fortaleza, contudo, ainda sim, é quase obrigatório e indispensável um bate e volta!

Localizada no município de Aracati, a praia tem uma vibe paz e amor que data de sua descoberta e povoação, por volta da década de 60, época em que o movimento hippie inspirava exoterismo e contato com a natureza.

Também conhecida pela paisagem exuberante das falésias e pelas aventuras nas dunas. E tudo isso você pode curtir fazendo um passeio de buggy.

Canoa Quebrada tem um clima de tranquilidade e um mar que recebe muito bem crianças e adultos e várias barracas de praia para um Day Use (recomendamos a Chega Mais Beach).

Para quem quiser esticar o passeio, vale a pena passar uma noite por lá para curtir a vida noturna agitada na famosa Broadway, ruazinha em que estão localizados bares, restaurantes e lojinhas, e também onde acontecem shows que vão do reggae ao samba.

  • Leia o nosso post completo sobre Canoa Quebrada AQUI!
NOSSA DICA DE HOSPEDAGEM:

Ficamos hospedados no HOTEL GRAN MAREIRO, localizado na Praia do Futuro. A estrutura do hotel é moderna, completa e confortável.

Faça AQUI uma cotação de reserva no Hotel Gran Mareiro.

DESCONTOS!

Você tem 10% de desconto nos passeios pelo Nordeste com a LUCK RECEPTIVO, utilizando o nosso CÓDIGO: #NOSDOISPORAI, clicando no nosso link AQUI!

Você tem 10% de desconto na hospedagem no SOLAR PORTO DE GALINHAS, com o CÓDIGO: NOSDOISSOLAR, nas reservas PELO SITE DO HOTEL

Você tem 10% de desconto em todos os passeios com O MELHOR PASSEIO DE BUGGY, em Porto de Galinhas. Bata informar que viu aqui no blog ou no Instagram @nosdois.porai!

Você tem 10% de desconto no passeio de Porto de Galinhas a Maragogi-AL, com a ALFAMAR TURISMO. Basta informar que viu aqui no blog ou no nosso Instagram!

Aproveite o nosso CUPOM DE DESCONTO: NOSDOISPORAI, para comprar os maravilhosos produtos naturais da BIO EXTRATUS, para cuidar dos cabelos e da pele. Entre na loja online AQUI!

DESCONTO CHIP DE INTERNET INTERNACIONAL DA YES BRASIL para você viajar conectado ao exterior! Peça-nos o seu cupom de desconto pelo Instagram (pq os códigos mudam a cada 15 dias) e adquira o chip AQUI!

15% OFF COM A COMPARAR SEGUROS DE VIAGEM! Utilize o nosso CÓDIGO DE DESCONTOa15nosdoisporai e faça a cotação AQUI!

RECOMENDAMOS A VOCÊ!

Comentários